VINTAGE = Peças antigas com mais de 2 décadas, geralmente de marca ou valor agregado pela exclusividade;

RETRÔ = Peças novas porém inspiradas numa tendência ou década anterior;

BRECHÓ = Peças usadas independente da década de lançamento, podendo ser ou não vintage. Alguns brechós inclusive trabalham com peças bem atuais.

Em 2001 Julia Roberts usou durante à premiação que lhe rendeu o Oscar como Melhor Atriz pelo filme Erin Brockovich, um vestido vintage do estilista Valentino. O modelo preto, com alças brancas e uma cauda de tule é até hoje considerado um dos mais elegantes a passar pelo red carpet.

Esse fato isolado mudou todo o conceito sobre o vintage. De ultrapassado e demodé passou a ser visto como um luxo para poucos.

Uma das grandes representantes da moda retrô é a atriz Zooey Deschanel (protagonista da série Jessi e de filmes como 500 days of the Summer).

Ela possui um estilo retrô romântico com referências dos anos 50 e 60. Adepta da franja mais longa, costuma abusar dos penteados beehive inspirados nas divas do soul com coques e cabelos volumosos.

Ela praticamente não é vista com calça jeans e abusa de saias, vestidos e cardigans. Nos pés sapatilhas e sapatos com salto baixo são seus itens preferidos.

Existem muitos brechós super famosos como a rede Buffalo Exchange dos Estados Unidos, mas atualmente o grande lance do mercado de brechós são as lojas online.

Um dos maiores e mais legais brechós online é o Enjoei. Lá você pode criar a sua própria lojinha e também comprar peças super bacanas e diferenciadas.

Várias blogueiras tem seus desapegos expostos no site por precinhos às vezes nada modestos, entre elas estão a Julia Petit e a Camila Coutinho.

Monte agora seu brechó online com apoio da Cia do Brechó e da SB Studio

Fonte: https://www.gessicacarneiro.com.br/post/a-diferenca-entre-vintage-retro-e-brecho-195.html